Torta Pasqualina

Pessoal, eu abandonei minha cozinha na ultima semana, mil desculpas! Final de ano, é sempre igual, um corre corre danado e o tempo fica curto. Mas cá estou eu para postar uma receita deliciosa que preparei no final de semana. Este é um prato típico do Uruguay, dá trabalho para fazer, mas vale a pena arriscar, pois seu sabor é surpreendente.ColagensPara começar contei com a ajuda da sogra para fazer a massa, a parte mais difícil. Os ingredientes para esta primeira etapa são:

400 g de farinha de trigo

150 g de manteiga

Água morna

Misture todos os ingredientes numa tigela, até formar uma massa homogênea que não grude na mão. Amasse por 1o minutos até ficar bem macia. Deixe descansar, enquanto prepara o recheio. Só vamos abrir a massa, na hora de montar a torta.Pasqualina2Vamos usar o querido molho bechamel, para abrilhantar esta receita. Prepare e deixe esfriar. A receita tradicional é feita com acelga, mas como eu sou atrapalhada, confundi as folhas e comprei escarola, ficou show do mesmo jeito. Vamos aos ingredientes do recheio:

03 maços de escarola – na versão original é acelga, mas também pode usar Pasqualinaespinafre.

02 cenouras raladas

100 g de uva passa sem semente

150 g de queijo parmesão ralado

04 ovos cozido

sal e alho a gosto para temperar

Cozinhar as folhas com sal, escorrer e deixar esfriar.

Numa frigideira pequena, fritar o alho até dourar, coloque junto com as folhas e acrescente os outros ingredientes, misture tudo, veja se esta bom de sal, acerte o tempero e reserve.Pasqualina3

Abra a massa com um rolo ou uma garrafa de vidro na pia, é importante fazer isso numa superfície fria. Divida a massa em duas partes, uma maior para a base e outra menor para fechar a torta. Coloque a massa na assadeira e faça furinhos com o garfo, acomode o recheio das folhas, faça 4 buracos para colocar os ovos inteiros, cubra com o molho branco e finalize com o parmesão ralado. Cubra a torta com o restante da massa, junte as duas partes e vire as pontinhas para fechar. Bata uma gema e pincele por cima da torta. Pasqualina4Assar no forno pré-aquecido  a 180° por aproximadamente 40 minutos. A danada da torta, sofreu com preconceitos por causa do ovo e da uva, porém não sobrou nenhum pedaço para contar história. Foi aprovada por todos, inclusive pelas crianças. Servimos no final da tarde de domingo para fechar o final de semana com chave de ouro.

Dica: para não ter trabalho para fazer a massa, é possível encomendar na padaria. Converse com o padeiro, passe a receita e ele entrega tudo no jeito, esticada e dobradinha com farinha para não grudar. É só montar e receber os elogios.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s