Curso de Pizza

Pessoal, o post de hoje é um recomeço! Incrivelmente fiquei sem computador para postar minhas receitas e o pior de tudo é que perdi várias fotos de receitas que já tinha preparado. Por isso, inicio agora uma nova busca de receitas e dicas para por ordem nesta cozinha.

Recentemente, fiz com minha amiga Thazinha, um curso de pizza, com o mestre pizzaiolo Wilson Ferreira, na Faculdade Hotec. Aproveitamos uma oferta num desses grupos de compra e passamos a manhã de um sábado, aprendendo a arte de preparar uma bela pizza.

curso de pizzaTudo começa com o forno, pizza boa se faz em contato com o fogo, essa é a grande diferença da pizza de casa e a da pizzaria. O segundo ponto é o molho, que é feito apenas com tomates crús moído e um pouco de sal. Os ingredientes vão de acordo com o gosto de cada pessoa, mas é importante escolher os melhores. Outra coisa muito importante é a massa: o ideal é preparar antes, para usar menos fermento e deixar mais tempo para os bichinhos agirem e crescer a massa. Mas se não tiver tempo é só aumentar a quantidade de fermento na receita para agilizar o processo.

curso de pizza1

Vamos ao que interessa, a receita:

  • 1 kg de farinha
  • 30 g de fermento biológico em pó
  • 3 xícaras de água morna
  • 3/4 xícaras de azeite
  • 1 colher de açúcar

Num recipiente misture os ingredientes secos, em outro os líquidos. Misture aos poucos até formar uma massa homogênea, sem grudar. Deixe descansar por  1 hora e amasse mais um pouquinho. Faça bolinhas, mais ou menos do tamanho da palma da mão e deixe descansar por mais alguns minutos. Abra a massa na hora de montar as pizzas, coloque o molho dentro do circulo, respeitando a largura da borda (3 cm), em seguida o queijo e os acompanhamentos do seu gosto.curso de pizza5

Durante o dia fizemos varias pizzas,  desde as tradicionais marguerita, calabresa e portuguesa e depois nos aventuramos na mistura de sabores. A minha criação preferida foi a de abobrinha ao toque de gorgonzola. Aprendemos também como montar uma fogaccia,  a abrir a massa para uma boa crostata e também receitas doces com chocolate, frutas e sorvete.

Para os amantes da cozinha ou para quem tá afim de se arriscar nessa área, esse curso vale muito a pena, uma manhã de aprendizado, divertida e literalmente deliciosa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s